Futebol Fanatismo

O nome já diz tudo - Mundial Interclubes, Taça Libertadores da América, Liga dos Campeões, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo e Seleção Brasileira, mais algumas informações e notícias relevantes

terça-feira, dezembro 15, 2009

Fim do ano de 2009

E o final de mais um ano futebolístico está chegando... O que falta acontecer ainda é sabermos quem será o campeão do Mundial de Clubes, provavelmente Barcelona ou Estudiantes de La Plata, e o melhor jogador do mundo pela Fifa, provavelmente Messi. Para colocar o blog que anda meio parado em dia, vamos aos fatos importantes:

* O Flamengo sagrou-se campeão brasileiro pela sexta vez. O time agora é hexa e se iguala ao São Paulo como os maiores vencedores nacionais. Depois de muita emoção até a última rodada, o Fla é o grande vitorioso da competição. Fiquei muito feliz por Ronaldo Angelim ter feito o gol do título, pois ele sempre foi humilde e profissional, ou seja, mais do que merecido. Além da equipe carioca, Internacional, São Paulo e Cruzeiro também garantiram vaga na Libertadores 2009. Assim, quem mais se complicou foi o Palmeiras que, após inúmeras rodadas na liderança, nem G4 conseguiu. O Cruzeiro disputará a pré-Libertadores contra um boliviano. Os oito clubes logo abaixo, contando o fracassado Palmeiras e menos o Corinthians que vai pra Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil, disputarão a Copa Sul-Americana em 2010. Coritiba, Santo André, Náutico e Sport acabaram rebaixados para a segunda divisão. O destaque negativo ficou por conta da torcida do Coritiba, que invadiu o campo e proporcionou cenas de violência e selvageria. Vale resslatar a arrancada do Fluminense e o apoio da sua torcida, algo impressionante para um time que era tido como certo na série B em 2010. Brasileirão agora só em abril/maio de 2010.

* Da segunda divisão subiram Vasco (campeão), Guarani, Ceará e Atlético-GO. O Vasco, o time grande que disputou a série B, volta a elite depois do rebaixamento no ano passado.

* Pela respesagem européia, França, Portugal, Eslovênia e Grécia foram as seleções que conseguiram vaga na Copa do Mundo de 2010. E por falar nisso, o sorteio da Copa da África do Sul já foi realizado e as oito chaves estão formadas. O Brasil caiu no grupo G com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Será uma chave bem complicada, com apenas a Coréia do Norte como um jogo fácil na teoria. Não deixe de conferir os outros grupos da Copa.